terça-feira, 25 de agosto de 2009

Curso: Educação Física Adaptada às Necessidades Educacionais Especiais

O curso de “Educação Física Adaptada às Necessidades Educacionais Especiais”, propõe a reflexão e análise do Professor de Educação Física sobre as intervenções numa situação de aula que inclua a participação de todos os seus alunos. Assim sendo, diante do paradigma de Educação Física Adaptada, a Diretoria de Ensino – Região de Araraquara iniciou dia 20/08/09, às 19h00, na EE. Bento de Abreu (EEBA) o curso com 38 professores de Educação Física da rede estadual de ensino que atuam diretamente ou indiretamente com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.
A abertura do curso contou com a presença da Dirigente Regional de Ensino Maria Santana Gagliazzi e da Assistente Técnica do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
O curso está sendo ministrado pelo Educador Físico Alexandre Papandré Lemos com parceria dos profissionais da FUNDESPORT e da Associação de Atendimento Educacional Especializado (AAEE).


Certificação de Proficiência na LIBRAS

A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC irá promover o exame de Certificação de Proficiência na LIBRAS. Os interessados favor entrar no site: http://www.prolibras.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-9200.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Curso: "Introdução à LIBRAS"

Tendo em vista que a língua utilizada pelo surdo para se expressar e compreender uma mensagem com facilidade é a língua de sinais e que os profissionais envolvidos com a educação dos surdos necessitam estudá-la, a DIRETORIA DE ENSINO – Região de Araraquara – está ministrando o curso “Introdução à LIBRAS”, com o instrutor Eduardo Lorenzini, no período de 03/06 à 09/09/2009, das 19h00 às 22h00 na EE. João Manoel do Amaral para os professores que atuam direta ou indiretamente com alunos surdos.

Salas de Recursos - Diretoria de Ensino de Araraquara

A Sala de Recursos é uma das formas de Serviço de Apoio Pedagógico Especializado oferecido na Unidade Escolar para atender alunos com necessidades educacionais especiais da própria unidade e de outras, oriundos do Ensino Fundamental e Médio. Constitui-se em espaço educacional integrado aos demais ambientes da escola destinado a orientar, complementar ou suplementar as atividades escolares dos alunos matriculados em classes comuns. Deve ser regida por professor devidamente habilitado na área de deficiência a que se destina a sala. Esse professor também poderá atuar de forma itinerante.

Sistemática de Atendimento:

Os alunos são matriculados em classes comuns e inscritos na Sala de Recursos para serem beneficiados por estratégias e atividades diversificadas, criteriosamente elaboradas pelo professor. A inscrição nessa sala estará sempre embasada numa avaliação pedagógica que deve envolver toda a equipe escolar (Artigo 3º da Resolução SE 11/2008).
O atendimento em Sala de Recursos tem uma periodicidade variável, dependendo do ritmo e das necessidades dos educandos (Artigo 10 da Resolução SE 11/2008):
- O funcionamento da Sala de Recursos será de 25 aulas semanais, distribuídas de acordo com a demanda do alunado, com turmas constituídas de 10 a 15 alunos, de modo a atender alunos de 2 ou mais turnos, quer individualmente, quer em pequenos grupos (máximo 3 alunos) na conformidade das necessidades do(s) aluno(s);
- As aulas do Atendimento Itinerante, a serem atribuídas ao docente titular de cargo como carga suplementar e ao ocupante de função-atividade na composição da respectiva carga horária, serão desenvolvidas em atividades de apoio ao aluno com necessidades especiais, em trabalho articulado com os demais profissionais da escola;
- O apoio oferecido aos alunos, em Sala de Recursos ou no Atendimento Itinerante, terá como parâmetro o desenvolvimento de atividades que não deverão ultrapassar a 2 aulas diárias;
- O apoio técnico-pedagógico aos professores das classes comuns possibilitará um efetivo atendimento, face aos conteúdos e objetivos propostos. O horário, a lista de inscrição dos alunos, as condições e a programação do trabalho deverão estar registrados na secretaria da escola. Conforme a Resolução SE 11/2008 é necessário o registro do desempenho do aluno por meio de relatórios ou fichas de observação (Anexos I, II e III).

Objetivos:

- Proporcionar aos alunos experiências que os auxiliem a superar as dificuldades no processo educacional.
- Oferecer apoio pedagógico especializado visando proporcionar o sucesso escolar do aluno.


O que compete a cada Sala de Recursos:

a) Sala de Recursos - Área da Deficiência Auditiva



- EE. Pedro José Neto - Profª. Disleine Denise Pereira N. Resende

- EE. Profª. Léa de Freitas Monteiro - Profª. Aline Crociari Maurício


Deve atender alunos surdos nos aspectos da linguagem oral e escrita, estimulação da comunicação, treinamento auditivo, leitura orofacial, suplementação do atendimento educacional oferecido na classe comum e outros que o professor julgar necessários.

Atribuições específicas:

- Desenvolvimento da Linguagem: consiste na assimilação dos significantes e significados da língua, das formas de escrituração simbólica, bem como no desenvolvimento dos sistemas fonológico, sintático e semântico da língua.
- Estimulação sensorial: consiste na utilização das diversas percepções sensoriais cujos canais estejam íntegros (visão, tato, sentido cinestésico) e que, juntamente com a audição residual, ofereçam meios auxiliares ao desenvolvimento da comunicação.
- Leitura Orofacial: é a capacidade de entender a palavra falada por outra pessoa por meio dos movimentos dos lábios aliados à expressão facial.
- Treinamento Fonoarticulatório: é a parte mecânica da formação de sons e palavras; abrange respiração, voz, ritmo da fala, entonação, articulação das vogais e consoantes.
- Língua de Sinais: sistema de comunicação natural que permite o desenvolvimento de atividades difíceis de serem concluídas com uma comunicação exclusivamente oral.

b) Sala de Recursos - Área da Deficiência Intelectual


- EE. Prof. Antonio dos Santos - Thaís Alvarenga Brunetti Zuco

- EE. Dorival de Carvalho (Matão) - Márcia Duarte

- EE. João Batista de Oliveira - Renata Benedita de Matheus

- EE. Profª. Léa de Freitas Monteiro - Cleonice Vieira Soler

- EE. Profª. Marlene Frattini (Matão) - Maria Cristina Galdino Rinaldi

- EE. Prof. Victor Lacôrte - Adriana Regina Jóia Cabral

Consiste numa forma de atendimento aos alunos com dificuldade no funcionamento adaptativo, temporário ou permanente, em pelo menos duas áreas de habilidades globais manifestadas durante o período de desenvolvimento, levando-se em consideração os aspectos biológicos (inatos), ambientais, culturais, psicológicos e educacionais.
Atribuições específicas:
- Desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e perceptivos-motores por meio de atividades individualizadas e diversificadas.
- Orientação visando às condutas sociais adequadas por meio da participação nos eventos da escola e da comunidade.
- Adaptação de recursos, métodos, estratégias com vistas a uma intervenção pedagógica eficaz nos aspectos em que os alunos apresentem defasagens.


c) Sala de Recursos - Área da Deficiência Visual

- EE. Bento de Abreu - Profª. Adriana de Fátima Georgetti

Consiste numa forma de atendimento aos alunos cegos e de visão subnormal, com a utilização de materiais e equipamentos que visam suprir suas necessidades específicas. Os alunos inscritos nessas salas podem se utilizar do sistema Braille ou de material impresso em tipo ampliado.

Atribuições específicas:
- Favorecer experiências sensoriais e perceptivas (auditivas, olfativas, gustativas, táteis e cinestésicas).
- Trabalhar com atividades de vida diária e prática.
- Orientar a locomoção independente no ambiente escolar.
- Orientar quanto à escrita cursiva para o aluno cego.
- Ensinar leitura e escrita Braille.
- Oferecer o ensino de datilografia comum e/ou digitação.
- Promover situações que favoreçam o ajustamento pessoal e social.
- Trabalhar com os equipamentos específicos (recursos ópticos e não ópticos) e com os programas específicos de informática (DOSVOX e Virtual Vision).
- Desenvolver um programa de treinamento para a visão subnormal.
- Ensinar as técnicas do soroban adaptado.
- Preparar materiais em Braille.
- Adaptar materiais em relevo.
- Ampliar textos e provas.
- Fazer transcrições para o Braille e para a escrita cursiva.
- Fazer gravações de textos em fitas ou CDs/DVDs.

d) Sala de Recursos - Área da Deficiência Física
Visa à integração física, funcional e social do aluno à clase comum e à comunidade; deverá estar situada no primeiro pavimento da escola, para facilitar o acesso. Os trabalhos desenvolvidos deverão proporcionar:
- A aquisição e/ou desenvolvimento da comunicação, de comportamentos e atitudes compatíveis com o meio sociocultural circundante.
- A utilização de técnicas variadas e adequadas ao aproveitamento máximo das potencialidades do aluno, respeitando o seu nível de desempenho.

Atribuições específicas:

- Atuação do professor como “escriba”, quando necessário.
- Adequação de equipamento e adaptação de material didático, necessários aos desenvolvimento dos aspectos educacionais e pedagógicos.
- Ensino de datilografia ou uso do computador, com adaptações, se for o caso.
- Oferta de condições que propiciem a aquisição e/ou desenvolvimento de atitudes, técnicas e conteúdos curriculares, após ausências escolares prolongadas motivadas por cirurgias.

O professor dessas salas, ao fazer seu planejamento, deverá considerar:

- A necessidade de um trabalho conjunto com a professora da classe comum.
- O atendimento individualizado, pois cada aluno tem sua história clínica e suas implicações individuais.
- A importância do trabalho conjunto com a equipe terapêutica para que os professores responsáveis por esses alunos fiquem inteirados dos aspectos, atitudes e segmentos que podem, devem ou precisam ser considerados.

*OBS: Não existe esse serviço na Diretoria de Ensino, pois não dispomos de professor especializado nessa área.

Serviços de Apoio Pedagógico Especializado (SAPEs)

A Resolução SE 11, de 31/01/2008, dispõe sobre a educação escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino. No artigo 8º - A implementação de Serviços de Apoio Pedagógico Especializado (SAPEs) tem por objetivo melhorar a qualidade de oferta da educação especial, na rede estadual de ensino, viabilizando-a por uma reorganização que, favorecendo a adoção de novas metodologias de trabalho, leve à inclusão do aluno em classes comuns do ensino regular.Os Serviços de Apoio Pedagógico Especializado (SAPEs) serão implementados por meio de:

a) Atendimento prestado por professor especializado, em Sala de Recursos específicos, em horários programados de acordo com as necessidades dos alunos, e, em período diverso daquele que o aluno frequenta na classe comum, da própria escola ou de outra unidade escolar;
b) Atendimento prestado por professor especializado, na forma de itinerância para desenvolver atividades de apoio ao aluno com necessidades especiais, em trabalho articulado com os demais profissionais da escola.